São Paulo, 22 de julho de 2017. Seja bem-vindo! ARTES PLÁSTICAS • ENSAIOS • SIMULAÇÕES 
 
Coleções variadas e interessantes
  Página em processo de atualização.
Atualizado em 19 de maio de 2015, terça-feira. 

Seleção de áreas de interesses no momento:
Canetas tinteiros Materiais de desenho Instrumentos científicos
Fósseis ou réplicas Peças arqueológicas Mapas antigos
Outras coleções interessantes Lugares e eventos das exposições

Esta lista faz parte dos meus objetos de pesquisas e de aquisições pessoais. Mas as demais coleções estão apresentadas no penúltimo item.



Canetas tinteiros

A razão do meu interesse é bastante simples: Eu uso as canetas para as minhas escritas. E não para coleções. De modo que dou preferência a determinadas marcas, e que não sejam de fato famosas. Porém, mesmo que não tenho o interesse por um Montblanc, o endereço do site está indicado abaixo.

Carmen Rivera Pens
http://carmenriverapens.com/





Casa das Canetas
http://www.casadascanetas.com.br/nova/index02.htm
O site apresenta informações sobre as marcas Montblanc, Parker e Waterman. Não dispõe de informações sobre as outras marcas, senão apenas anúncios. Mas, igualmente apresenta algumas dicas importantes. Por exemplo, na página “Canetófilo” você encontrará os conselhos de utilização de uma caneta e como fazer a sua manutenção. A Casa das Canetas na verdade fica em Curitiba (Paraná, Brasil).

Cult Pens
http://www.cultpens.com
Vende vários tipos de canetas. Inclusive as de nanquim, para desenhos técnicos (14/ago/2013).

His Nibs.com
http://www.hisnibs.com/
Vende canetas-tinteiros populares e visuais bastante agradáveis. Mas as páginas são relativamente simples (14/ago/2013).

Montblanc
http://www.montblanc.com/
Famoso site da Monblanc, com animações em Flash sobre fotos em PB da caneta, tudo isso em um design moderno. A animação é muito sofisticada: Não se restringe ao "shows" iniciais, e sim, acompanha o movimento do cursor do mouse, abrindo as listas de informações: Sobre a empresa, sua história, filosofia, as coleções, etc.

OMAS
http://www.omas.com/
Officina Meccanica Armando Simoni - O Cavalheiro Simoni, fundador de OMAS, sofisticada caneta-tinteiro de origem italiana.

Parker, Loja
http://www.lojaparker.com.br
Loja virtual e oficial do Parker do Brasil. Apenas os produtos em fabricação. Isto é, não dispõe de peças antigas, e voltadas para colecionadores. Mas vale pelo conteúdo.

Pelikan (Canetas-tinteiros)
http://www.pelikan.com/pulse/Pulsar/
en_US_INTL.CMS.displayCMS.199./welcome-to-pelikan

Este é o site específico, onde são apresentadas as clássicas canetas-tinteiros, desde os modelos tradicionais até os mais modernos. Apresenta várias informações, como os detalhes da fabricação das canetas (06/mar/2011).

Pen World
http://www.penworld.com
Revista especializada em canetas tinteiros. Tem uma apresentação muito boa da página. Vários links, com informações detalhadas sobre os modelos e preços das canetas; mas todos eles dentro do próprio site.

Ravil - Canetas e Lapizeiras
http://www.ravil.com.br
Tradicional loja, especializada em canetas. Dispõe-se de várias marcas, além de acessórios e consertos. Encontra-se em dois endereços:
• Av. São João, 33. Tel.: 3106-0723/ 3104-2134. Fax: 3106-0834. De segunda a sexta, das 9 às 18 horas. Aos sábados, das 8 às 12:30 horas.
• R. Augusta, 2633 - loja 16 - Cerqueira Cesar - Tel. 3082-6532. Abre de segunda a sexta, das 9 às 18 horas. E aos sábados, das 8 às 13 horas.

Sheaffer, Canetas
http://www.sheaffer.com
Existe o mostruário com a coleção das canetas Sheaffers, e que estão à venda nas lojas. Em cada conjunto e marca, é possível ver os detalhes, ao clicarem sobre os objetos. Além disso, você encontrará vários textos correlatos sobre o assunto.

StarFountainPen.com.br
http://www.starfountainpen.com.br/
Site rico em detalhes fotográficos sobre as canetas-tinteiros, tanto as antigas como as novas e as comemorativas. Imagens bastante ampliadas, com descrições minuciosas de cada peças, suas características e histórias. Vem acompanhadas de preços e carrinhos de compras...

Tiger Pens
http://www.tigerpens.co.uk
Vende não somente canetas tinteiros, mas também os desenhos técnicos. Isto é, as canetas a nanquim do tipo Rotring, Faber Castell etc.

Vintage Pens and Writing Equipment
http://www.vintagepens.com/casa.shtml
Site de David Nishimura. Vários dados técnicos sobre canetas-tinteiros, e alguns modelos históricos.



Materiais de desenho

Entra nessa categoria, aqueles materiais com que eu trabalhava em uma época. Mas que agora estão fora do mercado, e que fazem parte de coleções “vintage”. A saber, os compassos da Kern e as canetas técnicas a nanquim, do tipo Rotring, Faber Castell TG, Staedtler Mars Matic e outros. Logo abaixo está uma pequena lista de onde possa encontrar as informações.

Finalmentearte! Design
http://finalmentearte.blogspot.com.br/2011/02/canetas-nanquim.html
O autor José Wilson faz a apologia do uso das canetas técnicas do tipo Marsmatic. E mostra com detalhes a caneta desmontada, além dos trabalhos feitos por ele.

Galeria de betolung
http://www.flickr.com/photos/53818504@N00/5976457551/in/pool-1714986@N24/
Galeria do misterioso Alberto Lung no Flickr. Apreciador de comida Inca, talvez seja ele um peruano, boliviano ou de algum país da América Latina. É, ao que parece, um grande colecionador de materiais de desenhos e pinturas. Você encontrará no seu espaço, materiais que nem suspeita existir. Vale a pena dar uma olhada. Ele mantém um blog, e que explica a origem e o uso desses materiais:

Lung Sketching Scrolls
http://www.robotninjamonsters.blogspot.com.br/

http://www.designbyjulieut.com/Technical_Drafting_Pens.html

Vintage Faber Castell TG Techical Pen sets spotlight
http://robotninjamonsters.blogspot.com.br/2011/07/vintage-faber-castell-tg-techical-pen.html



Instrumentos técnicos e científicos

Faz parte dessas categorias: Bússolas, sextantes, teodolitos, réguas de cálculos, calculadoras mecânicas portáteis (de preferência a Curt), relógios portáteis mecânicos, incluindo os de pulso (de preferência os automáticos) etc. Não escondo uma certa fascinação por esses maquinários. Principalmente porque muitos deles são na verdade, computadores analógicos.

Em pesquisa...



Fósseis ou suas réplicas

Houve uma época em que vendia nas praças públicas de São Paulo os fósseis. Infelizmente não adquiri nenhum, e sinto a falta desses materiais para pesquisas. A única saída que resta pelo menos são as réplicas. Logo abaixo tem algumas referências.

Bone Clones
http://www.boneclones.com
“Osteological reproductions”. As réplicas aparentam serem bem feitas. Veja o modelo que usei para desenvolver uma ilustração científica.

Bradshaw Foundition Paleanthropology
http://www.bradshawfoundation.com/origins
Várias espécies de hominídeos apresentadas. E as reproduções são as mais perfeitas possíveis.

Réplicas do Instituto de Geociências - USP
http://www.igc.usp.br/replicas
Todo o material é feito a base de resina. E os preços são bem acessíveis. Veja mais detalhes sobre o... Instituto de Geociências da USP.



Peças arqueológicas ou suas réplicas

Da mesma forma com os fósseis, ter as réplicas de algumas peças são interessantes. Melhor seria se tivesse os originais... Pensando bem, eu acho que não. Pois, não pretendo ser alvo de cobiça dos ladrões. Principalmente depois do saque ao Museu de Bagdá, devido à destruição causada pela Guerra Tempestade do Deserto, quando sumiram várias peças. É a história da origem da nossa civilização sendo dilapitada.

Alguns museus fazem as réplicas das peças que dispõem nos seus acervos técnicos. Referências em pesquisas.



Mapas antigos ou suas reproduções

Barry Lawrence Ruderman Old Historic Maps & Prints
http://www.raremaps.com/
Este é um site com vastíssima informações sobre mapas antigos. Apresenta um índice com referências, além de atualizações constantes, com novos materiais, organizados cronologicamente e por continente. E para os interessados, dispõe de mapas antigos sob a forma de postais a serem enviados aos seus amigos, e tudo isso de graça. São 10 exemplares que impressionam, a ponto de você querer tê-los em sua casa para expô-los nas paredes. Dentro do índice de mapas, se encontram variedades como mapas celestes, antropomórficos, etc. A lista de exemplares à venda é vasta: Inicialmente você não visualiza nenhum deles, exceto quando escolhe um dos ítens. Ao que parece são todos originais. E ainda por cima, é possível ampliá-los para ver mais detalhes. O site é voltado para colecionadores além de pesquisadores. As informações seguem uma rigorosa catalogação, com nomes, datas, autor, etc.

Paulus Swaen Internet auction of old maps
http://www.swaen.com/
Paulus Swaen é um leiloeiro de mapas, e o seu site apresenta um catálogo on-line. Também compra mapas.

Voyager Antique Maps
http://www.voyagerantiquemaps.com/
Site voltado para mapas antigos, desde o séc. XVI até XIX. Apresenta uma razoável coleção, principalmente na área da Ásia. Cada mapa vem acompanhado de uma pequena ficha com as informações.



Outras coleções interessantes

Antique Bottle & Glass Collector Magazine
http://www.glswrk-auction.com/
Garrafas de vidros de várias cores e épocas. São decorativas, apesar de serem de uso comum e comercial. A descrição de cada peça é detalhada, mostrando a data de fabricação, o desenho etc. Em algumas páginas, as imagens podem não ser de todo carregadas, devido ao extenso número delas. Interessante a evolução na confecção dessas garrafas, que remete, de uma certa forma, aos exemplares egípcios - peças pequenas - e que foram feitas de maneira bastante primitiva.

Brazil Antiques
http://www.antiguidades.com.br
Site voltado para colecionadores de antigüidades provenientes do Brasil. Contém várias informações sobre objetos antigos, mercados, feiras, eventos, leilões e glossários, além de dicas de conservação e publicações específicas.

Brasil Cult
http://www.brasilcult.pro.br/
Tudo sobre coleções. O site é eclético.
>

Coimbrah Colecionador
http://coimbrah-colecionador.blogspot.com.br/
Especializada em cutelaria. Mas tem outros objetos colecionáveis (21/abr/2012).

Coisas de Lolita - Antiguidades e Design
http://www.coisasdelolita.com.br
coisasdelolita@coisasdelolita.com.br
Um grande espaço com mobílias da década de 50 e 60, além de eletrodomésticos e outras peças. Algumas peças estão visivelmente indicadas apenas para locações (14/05/08).

Coleções de pacotes de açúcar
http://colecaodeacucar.blogspot.com.br/
O autor ou autora, que não se identifica, senão pela sigla “A.R.F.” começou pela apreciação do café expresso pelo mundo afora. Tem vários pacotinhos a serem visualizados (24/abril/2012).

Colecionando Quebra-cabeças
http://www.colecionandoquebracabeca.com/
Colecionadora brasileira e recordista mundial de quebra-cabeças, com mais de 320 peças no momento.

De SANTI COLECIONÁVEIS
de_santi@terra.com.br
Rua dos Ingleses, 341, loja 36 (aos domingos). Trata-se de uma galeria de lojas voltadas à antigüidades, e que acompanha a Feira do Bixiga, aos domingos. Também expõe na Praça Benedito Calixto (aos sábados). Tel.: (11) 2294-2214. Cel.: (11) 9 7152-8338, com sr. Wagner A. de Santi. Trens elétricos, brinquedos, rádios antigos etc. Além de manutenção e restauração das peças (19/mai/2015).

eil.com
http://eil.com
Discos raros, em CD’s, ou de vinil. Mais para "coleções" modernas do que outra coisa.

Frick Collection
http://www.frick.org/
Uma mansão nova-iorquina que reúne uma das mais ricas coleções particulares do mundo.

Gibi Raro
http://www.gibiraro.com.br
Site do Kendi Sakamoto e voltado à memória dos quadrinhos impressos no Brasil. Espaço com os conteúdos interessantes como entrevistas com os desenhistas de quadrinhos, fotografias etc.

Instituto de Pesquisa do Colecionismo
http://www.ipcolecionismo.com.br
Excelente site sobre colecionismo. Logo de entrada já impressiona, não somente pelo recurso de animação, mas também pelo conteúdo: "O IPC tem como meta principal difundir aspectos ligados à Arte de Colecionar e principalmente suas interfaces com diferentes segmentos.

Meus Brinquedos Antigos
http://meusbrinquedosantigos.blogspot.com/
Blog do Alfredo Manhães, dono de um vasto acervo de brinquedos, que vão desde o começo do séc. XX até hoje, e que encontra-se em um espaço museológico mantido por ele. Eventualmente são postados as exposições com visitas no local.

Nosthalgia.com.br (“Fort Apache”)
http://www.nosthalgia.com.br
Coleção de aprox. 2 mil peças de mocinhos, índios e acessórios (cavalos, os fortes em si, tendas de índios, canoas etc.). Os brinquedos são provenientes de diversos fabricantes, e que acompanhavam os seriados de “bang-bang” na TV, entre as décadas de 50 a 70: Casablanca, Viocema, Trol e a Gulliver.

Objetos de Cena
objetosdecena@superig.com.br
Rua da Consolação, 1365 - CEP: 01301-100. Tels.: 3258-6054 e 3129-3369. Objetos do começo do séc. XX até a década de 80, 90. Boa parte das peças são exclusivas a locações para novelas, filmes e publicidades.

Origem
http://www.origem.com.br
Especializada em jogos históricos e educativos, criados ao longo da história da humanidade. Você encontrará desde os jogos egípcios até os do século passado. Misturado à esta coleção, são apresentadas as inovações atuais. A Origem faz pesquisas constantes, na busca de uma reconstrução histórica desses materiais, e que tem seu caráter pedagógico.

Raymond Weil
http://www.raymond-weil.ch/
Site especializado em relógios, e apresenta animações sofisticadas na apresentação dos seus produtos.

Rizzi Antiquário
claudiorizzi@superig.com.br
Tel.: 4703-7466. Cel.: 96266310. Especializado em restauro de antigüidades. Também compra e vende.

Star Moon 0 Toys Collection
starmoontoys@hotmail.com
Action figures, Batman, brinquedos novos e usados, brinquedos Estrela, comandos em ação, comics, futebol, Gulliver, Lego, modelismo, Playmobil Trol, Star Wars (20/mai./2009).

Supercoleção.com
http://supercolecao.com/
Um espaço para colecionadores expor os seus produtos.



Lugares e eventos que expõem as peças

Espaços públicos e até turísticos, aonde ocorrem as exposições. Na verdade, aonde vou para encontrar as coisas. E aproveitar para passear nos fins-de-semana.

Feira de Antigüidade no vão do MASP
http://www.aaesp.art.br
Debaixo do Museu de Artes de São Paulo ocorre uma tradicional feira de antigüidades aos domingos, lá na Avenida Paulista. O evento começa logo cedo (lá por volta das 8-9 horas), e termina antes do final da tarde. Geralmente antes das 17 horas os expositores já começam recolher os materiais. Na feira encontra-se desde peças de porcelanas até máquinas fotográficas, passando por canetas tinteiros, jóias, réplicas de peças arqueológicas, brinquedos antigos, relógioas etc. No outro lado da Avenida está o Parque Trianon, aonde tem a feira de artesanato e de comidas típicas.

Feira de Antigüidade no MUBE
O Museu Brasileiro da Escultura fica na Av. Europa, 218 (entrada pela Rua Alemanha, 211), Jardim Europa, São Paulo, S.P. E apresenta aos domingos uma feira tradicional de antigüidades. O museu fica ao lado de um outro: O MIS (Museu de Imagem e de Som).

Feira do Bixiga
A cerca de dois quilômetros da Feira do MASP, tem-se uma outra, mas no bairro do Bixiga. Lá também é predominantemente voltada para antigüidades. Se bem que pode encontrar outros produtos à venda. Na Rua 13 de Maio ainda tem uma galeria, e que sobe até a Rua dos Franceses, aonde chega-se facilmente à Avenida Paulista. Na verdade um atalho, senão teria de ir. da Avenida Paulista, até a Av. Brigadeiro Luiz Antônio, e caminhar até o Viaduto 13 de Maio. Em seguida, ir em direção à esquerda, até chegar o Bixiga. Na verdade, a diferença entre esse trajeto e o atalho não é grande (19/mai/2015).

Feira da Praça Benedito Calixto
Fica em Pinheiros, e que chega através da Rua Teodoro Sampaio. O evento ocorre somente aos sábados, e é uma mistura de feira de artesanato com a feira de antigüidade. Fica perto do Espaço Cultural Alberico Rodrigues.

Shopping Vitrine Iguatemy
Av. Brig. Faria Lima, 1795, sobreloja (e algumas lojas no térreo). Abre todos dias, no horário comercial. Mas aos sábados é que tem um bom movimento no local. O espaço é amplo, bem iluminado e agradável. As vitrines das lojas dão o aspecto de exposição em museus até. O acervo, espalhado em várias lojas, vão desde vidros para perfurmes, pequenos estojos de cristais, porcelanas, estátuas, luminárias... até livros raros, quadros etc. A confirmar


®zadoque, 2013 -- Você pode usar o conteúdo desta página desde que indique a fonte.



Tópicos a pesquisar:
APRESENTAÇÃO
BLOGS E SITES INTERESSANTES
ZADOQUE ARTS
QUEM É ZADOQUE?
CONTATO POR E-MAIL

Blog e redes sociais aonde possam deixar comentários:
ZADOQUE IMAGES
TWITTER/ZadoqueImages

®zadoque, 2013