São Paulo, 28 de maio de 2017. Seja bem-vindo! ARTES PLÁSTICAS • ENSAIOS • SIMULAÇÕES 
 
Quem é Zadoque? Novas propostas
São Paulo, 31 de março de 2017, Sexta.  

Zadoque é o nome artístico de Antonio Carlos Fernandes, um artista plástico licenciado em Ciências Sociais, e que dedica a projetos em artes plásticas e em pesquisas.

Durante muito tempo, este site (Zadoque.com) apresentava as listas de sebos (alfarrábios, livros usados) e outros conteúdos relacionados a livros e bibliotecas. Porém, com o desenvolvimento e a expansão da Internet, várias empresas passaram a divulgar os endereços de todos os tipos. Principalmente o Google, com os recursos de Google Maps e Google Street, que definitivamente derrubou quaisquer pretenções de criar um portal de conteúdo específico com as listas de qualquer coisa. Além disso, surgiram vários sites voltados a intermediar a venda e compra de livros usados. Então, as listas que eram mantidas no site pessoal começaram a definhar em números de acessos. E já não lucrava em publicidade com elas.

Por outro lado, um artigo voltado para desenho, publicado aproximadamente em 2012 ou antes, ganhou inusitada audiência em visitas logo no começo. Desde então, suplantou as visitas em outros artigos. O artigo é este: Dicas valiosas para desenhistas iniciantes 01, e que foi criado para justamente tornar-se em um tipo de curso voltado ao desenho. Só que descobri logo que existem vários cursos para desenhos. Inclusive em vídeos no Youtube, e cujos conteúdos me surpreenderam, mesmo com toda a minha experiência como desenhista. Na verdade, tem muitos bons desenhistas, artistas plásticos etc. na Internet, e que eu tiraria o chapéu até.

E acompanhado a este artigo, outros ganharam força, mas apenas se destacaram um pouco: Sketchbooks para desenhistas, ilustradores e artistas plásticos - 01 e Monte a tua pequena gráfica caseira. Este último, mesmo que inicialmente não tenha quase nada a ver com desenhos e ilustrações, na verdade ganhou motivos para desenvolver projetos nesse sentido. Isto é, algo ligado com... quadrinhos (ou banda desenhada em Portugal).

Na verdade, eu estava resistindo à idéia de mudanças no site, no sentido de partir diretamente para a área de artes plásticas e afins. Mas sempre ficava de olho a essa tendência comportamental nas visitas. E não demorou muito para perceber que tinha de fazer algo diferente dos demais sites e blogs. Principalmente no que tange às críticas, observações reflexões etc. Todos sob a forma de textos.



Zadoque.com está passando por mudanças, muito lentas por sinal, o que acarretou em declínio
vísivel de audiência. Novos projetos estão sendo desenvolvidos. E possivelmente o site não
retornará a audiência que tinha antes. Mas não estou preocupado com isso, porque será adotado
um novo domínio para esses projetos em desenvolvimento. Provavelmente este site será destinado
a repositário de documentos e referências para pesquisas. Mas não está definido ainda.



®zadoque, 2013 -- Você pode usar o conteúdo desta página desde que indique a fonte.

Tópicos a pesquisar:
APRESENTAÇÃO
BLOGS E SITES INTERESSANTES
ZADOQUE ARTS
QUEM É ZADOQUE?
CONTATO POR E-MAIL

Blog e redes sociais aonde possam deixar comentários:
ZADOQUE IMAGES
TWITTER/ZadoqueImages



®zadoque, 2013