São Paulo, 19 de agosto de 2017. Seja bem-vindo! ARTES PLÁSTICAS • ENSAIOS • SIMULAÇÕES 
 
Expedição Langsdorff no CCBB
São Paulo, 25 de fevereiro de 2010, quinta.

Jornal comemorativo e o catálogo da exposição

Exposição sobre a expedição feita por Georg Heinrich von Langsdorff no Brasil, entre 1821 a 1829. É muito interessante, não somente pela categoria de Viajantes, e seus métodos de abordagem científica da época (séc. XIX). O que me chamou a atenção é justamente a relação do estrangeiro com o outro, particularmente sob as pinceladas em aquarelas. De brincadeira, desabafei para um dos visitantes - um rapaz - de que os índios retratados eram na verdade “europeus”. Você via a cara de um francês, um holandês e assim vai. Gargalhada geral. Na verdade eu já sabia disso, pelas leituras anteriores, e que falavam das dificuldades dos desenhistas e aquarelistas da época em pegar os traços que não sejam europeus. Talvez a partir daí é que o estudo dos traços raciais nasceu com a antropologia. Mas errei numa das minhas conclusões: O retrato de uma menina, que pensei ser de uma “índia”. Na verdade o nome dela era Sebastiana, filha de uma mestiça com um branco. O retrato foi feito por Aimé-Adrien Taunay.

O meu interesse era justamente sobre as pinturas em aquarelas. E o que me surpreendeu eram as pigmentações das cores, que pareciam não ter desbotadas. Em alguns dos trabalhos, eram nítidos que as cores verdes e azuis permaneciam firmes. A princípio pensei tratar-se de reproduções, ou que os tais tenham recebidos algum tratamento químico. Mas no primeiro caso percebi a textura do papel, ao aproximar-de das pinturas. E dificilmente teriam recebido algum tratamento químico, uma vez que as tintas de aquarelas basicamente são feitas a base de pigmentos, goma arábica e água.

As exposições museológicas foram bem feitas. Em algumas projeções, foram usadas as transposições das imagens dos mapas antigos, feitos pelos viajantes, com as fotografias provenientes do Google Earth. Vale a pena visitá-la. O LOCAL: Centro Cultural Banco do Brasil - Rua Álvares Penteado, 112 (próximo às estações Sé e São Bento do Metrô). Informações: (55 11) 3313-3651 e 3313-3652. Site: http://bb.com.br/cultura . Começou no dia 23 de fevereiro, e vai até o dia 25 de abril de 2010.

EM BREVE: MAIS DETALHES SOBRE A EXPOSIÇÃO OCORRIDA.


®zadoque, 2013 -- Você pode usar o conteúdo desta página desde que indique a fonte.

Tópicos a pesquisar:
APRESENTAÇÃO
BLOGS E SITES INTERESSANTES
ZADOQUE ARTS
QUEM É ZADOQUE?
CONTATO POR E-MAIL

Blog e redes sociais aonde possam deixar comentários:
ZADOQUE IMAGES
TWITTER/ZadoqueImages


® Zadoque, 2017