São Paulo, 28 de maio de 2017. Seja bem-vindo! ARTES PLÁSTICAS • ENSAIOS • SIMULAÇÕES 
 
Sebos em multimídias


   
“São Paulo - Artes & Culturas” é um aplicativo desenvolvido em 1998, para ser instalado no computador, e que cabe em um disquete de 1,44 MB na época (aquele de 3,5 polegadas). Nele estão contidas as duas listas de endereços: Livrarias especializadas, e sebos (alfarrábiois) da Grande São Paulo. Além das listas, 7 mapas a saber: Centro Velho de São Paulo, Região da República, Região de Pinheiros, Itaim Bibi, Brooklin e Moema, Zona Sul e a Cidade Universitária. E também, tem um portal de conteúdo, com uma lista selecionada de links, para acessar a Internet.

   
  
O aplicativo foi desenvolvido através de um programa de autoria: O Neobook, da empresa Neosoft. Através dele, é possível gerar um executável para o Windows 95, ou um protetor de tela (extenção .SCR).

Em muitos aspectos, parece com uma apresentação multimídia (a PowerPoint da Microsoft). Mas que permite inserir funções complexas, além de textos para serem impressos e o acesso à internet, sons, vídeos etc. Na verdade, tem um tipo de protolinguagem de programação, com direito às variáveis, condicionais etc.

 
 
Foi através deste gerador de multimídias que aprendi a minha primeira linguagem de programação. Pois, não considero o JavaScript propriamente como tal, por ser bastante incompleta: Não permite gravar e apagar arquivos, por exemplo.

Aqui tem-se uma pequena amostra do que é possível fazer. Todas as imagens, tantas as fotos como os desenhos, são da minha criação. Inicialmente os mapas foram desenvolvidos no sistema operacional DOS.

A figura à esquerda mostra uma página de apresentação, com um dos textos em aberto.

 
  

Aqui (à direita), vê se uma página que leva a listas de sebos e livrarias especializadas, além de mapas. Ao clicar em um dos links, abre-se as janelas respectivas, tanto de textos como de mapas.
 
 

É possível manter várias janelas abertas. Aqui está a visualização do mapa da Cidade Universitária (USP) e da lista de sebos (alfarrábios). Ambos podem ser impressos em papel de formato A4 (21 x 29,7 cm).

 
 

A parte mais difícil durante o projeto, é o desenvolvimento de um interface que permita o acesso à Internet. É que na ocasião eu não tinha a experiência, e nem mesmo um site montado. E a dificuldade está em não saber como ficaria o resultado, pois, muito dificilmente eu tinha o acesso à Rede!
 
 

Logo, as páginas que montei são as mais simples. Inicialmente foi com o Microsoft Front Page, e que vinha junto ao Windows 95. Mais tarde, preferi trabalhar com os editores que mexem diretamente nos códigos, para ter o maior controle.

O botão de ajuda (à esquerda) é contextual: Orienta de acordo com a status em que o usuário se encontra.

 
 

Se quizer experimentar a multimídia, clique aqui para baixar o arquivo SPcult98.zip. Ele deve ser descompactado. Em seguida, execute o setup.exe para instalá-lo.

Importante: As informações estão desatualizadas. Todas elas. Tanto os endereços, como os links para a Internet. NÃO USE O MEU E-MAIL, NEM A MINHA CAIXA POSTAL, pois, não existem mais.

 

®zadoque, 2013 -- Você pode usar o conteúdo desta página desde que indique a fonte.

Tópicos a pesquisar:
APRESENTAÇÃO
BLOGS E SITES INTERESSANTES
ZADOQUE ARTS
ILUSTRAÇÕES CIENTÍFICAS
PROJETOS EDITORIAIS
ESTAMPAS PARA CAMISETAS
PROJETOS EM MULTIMÍDIAS
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
ENSAIOS ARTÍSTICOS
OUTRAS CATEGORIAS
QUEM É ZADOQUE?
CONTATO POR E-MAIL

Blog e redes sociais aonde possam deixar comentários:
ZADOQUE IMAGES
TWITTER/ZadoqueImages


®zadoque, 2013