São Paulo, 28 de maio de 2017. Seja bem-vindo! ARTES PLÁSTICAS • ENSAIOS • SIMULAÇÕES 
 
Camisetas estampadas 2015

Artes anti-pascoalinas *: “Pegadinha da Páscoa”
* Não estou nem aí com certas normas da língua portuguesa.

São Paulo, 12 de outubro de 2015, segunda.

A camiseta foi desenvolvida inicialmente em 2012, e para ser confeccionada pelo método de estêncil. Porém, acabei estampando-a pelo processo transfer (fotos acima). E logo vi que ficava algum vestígio da película aplicada, e que era visível. Principalmente nas cores escuras, como na estampa abaixo (“O Natal é ecumênico. Jesus não é”), aonde percebe-se uma sombra escura na arte.

O trabalho com o silkscreem (serigravura ou serigrafia) é a melhor opção. E que não depende de alta tecnologia. As telas podem ser reaproveitadas, e os fotolitos confeccionados com diversas técnicas. Principalmente no tocante aos textos, com vários tipos de fontes.



Artes anti-natalinas *: “O Natal é ecumênico. Jesus não é”
* Não estou nem aí com certas normas da língua portuguesa.

São Paulo, 12 de outubro de 2015, segunda.


A arte foi desenvolvida em 2014, mas somente agora é que foi postada aqui. Isto porque a partir desse momento, resolvi desenvolver os meus trabalhos de estampas para camisetas, mas em silkscreen (serigravuras). Isto por causa da imensa praticidade e versatibilidade que o processo traz. Em breve a arte será estampada em camisetas de várias cores. Veja o artigo que escrevi sobre o tema, clicando aqui.



Camisetas estampadas 2012

Projetos desenvolvidos para estampagem em transfer, impressão sublimática e em estêncil.
Não foi considerada a técnica de serigrafia (silkscreen) porque exige uma produção mínima de peças no mercado. Isto é, quando se faz a encomenda das camisetas. Além disso, para cada
cor, o silk exige uma tela própria, o que encarece a produção das matrizes.







RETOQUE DIGITAL SOBRE UMA COLAGEM ANTIGA
Inicialmente era para tornar-se em fotocartões de visitas.







ARTE DIGITAL VETORIZADA: Particularmente não compensa o processo de vetorização da arte, por ser muito demorado. E muitos dos meus trabalhos já se encontram prontos na dimensão certa. Além disso, a vetorização trabalha com limitados estilos, que não se compara com a riqueza disponível em variadas formas de expressão. A única vantagem dessa técnica está nas artes que precisam de vários redimensionamentos, como a criação de logotipos.







ESTAMPAGEM EM ESTÊNCIL: É a meu ver, o processo mais rápido de reprodução, e que não depende de tecnologias sofisticadas, como o uso de computadores, impressoras especiais etc., ou a criação de matrizes com materiais de difícil aquisição.







OUTRA ARTE VETORIZADA: Também mais adequados para trabalhos que vão em vários suportes: Camisetas estampadas, painéis, backlight, outdoors etc.


®zadoque, 2013 -- Você pode usar o conteúdo desta página desde que indique a fonte.

Tópicos a pesquisar:
APRESENTAÇÃO
BLOGS E SITES INTERESSANTES
ZADOQUE ARTS
ILUSTRAÇÕES CIENTÍFICAS
PROJETOS EDITORIAIS
ESTAMPAS PARA CAMISETAS
PROJETOS EM MULTIMÍDIAS
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
ENSAIOS ARTÍSTICOS
OUTRAS CATEGORIAS
QUEM É ZADOQUE?
CONTATO POR E-MAIL

Blog e redes sociais aonde possam deixar comentários:
ZADOQUE IMAGES
TWITTER/ZadoqueImages


®zadoque, 2013